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    Cidadania cultural e formação de professores : a emergência de uma intelectualidade pública e o não-alijamento da contemporaneidade humana

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    D - LUCIANE LUNEDO.pdf (7.728Mb)
    Data
    2001
    Autor
    Lunedo, Luciane
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Este trabalho configura-se como uma análise crítica da formação de professores no Brasil; tem como referencial de análise a relação existente entre Trabalho e Educação. O estudo apresenta discussões que têm orientado o debate acerca desta formação, explicitando reflexões e análises críticas da formação destes profissionais, entre as décadas de 70 aos dias atuais. Instiga a reflexão questionando os referenciais que se propõem interpretar, no tempo presente, a materialidade histórica dos processos de exclusão e alijamento da contemporaneidade humana pelo capitalismo mundializado. Para transitar na condição humana opta pelo legado ontológico, histórico e científico de Marx, buscando destacar a necessidade, ao se discutir a formação de professores no plano teórico e da práxis, de se trabalhar numa dimensão de totalidade concreta. A trajetória percorrida acompanha as transformações societárias como um desafio que se coloca em cada tema pesquisado. Aborda, para tanto, questões como trabalho, cidadania, intelectualidade pública, estética, linguagens e educação dos sentidos. Estas, pertencentes a própria trama das relações sociais e técnicas presentes nos processos de trabalho do contexto em que se realizam, ou não, as potencialidades ontológicas do trabalho humano. O estudo reafirma a atualidade da proposta de Marx e Gramsci que objetiva a educação omnilateral de todos os homens.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/68307
    Collections
    • Dissertações [1014]

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