Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKuenzer, Acácia Zeneidapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorHorn, Geraldo Balduínopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-30T17:49:16Z
dc.date.available2022-11-30T17:49:16Z
dc.date.issued1995pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68264
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Acácia Zeneida Kuenzerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 188-195pt_BR
dc.descriptionÁrea de Concentração: Currículopt_BR
dc.description.abstractResumo: A problematização da teoria e do método do ensino de História na rede municipal de ensino de Curitiba foi o desígnio desta pesquisa. Sob o arcabouço materialista histórico renovado, através das categorias poder, cultura e trabalho, o encontro se deu de modo a explicitar as dissensões que ocorrem entre a proposta de ensino, sistematizada no Currículo Básico de 1991, e o cotidiano escolar. Esse documento, apesar de assumir um discurso marxista, propondo a se constituir em superação da Pedagogia-Histórico-Crítica, foi operacionalizado em seus baldios, retrocedendo à concepção da História fragmentada em etapas, conforme a mais arraigada tradição oitocentista. O emergir de tal resposta elaborou a demanda por novas abordagens para método, história e currículo, o que foi realizado a partir do próprio currículo e dos depoimentos dos professores e profissionais da área, buscando-se perscrutar o objeto da história, a noção de tempo e processo histórico. Assim, identificou-se a necessidade da prática social como ponto de partida, vivência que permite tanto construir a história, como olhar seus registros enquanto expressão desse processo.pt_BR
dc.format.extent195 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectHistória - Metodologiapt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensino - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectEnsino de primeiro grau - Curitiba (PR) - Curriculospt_BR
dc.subjectProfessores de historiapt_BR
dc.subjectEscolas públicas - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleTeoria e método em história : implicações didático-pedagógicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples