dc.contributor.advisor | Kuenzer, Acácia Zeneida | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.creator | Horn, Geraldo Balduíno | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-30T17:49:16Z | |
dc.date.available | 2022-11-30T17:49:16Z | |
dc.date.issued | 1995 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/68264 | |
dc.description | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Acácia Zeneida Kuenzer | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 188-195 | pt_BR |
dc.description | Área de Concentração: Currículo | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A problematização da teoria e do método do ensino de História na rede municipal de ensino de Curitiba foi o desígnio desta pesquisa. Sob o arcabouço materialista histórico renovado, através das categorias poder, cultura e trabalho, o encontro se deu de modo a explicitar as dissensões que ocorrem entre a proposta de ensino, sistematizada no Currículo Básico de 1991, e o cotidiano escolar. Esse documento, apesar de assumir um discurso marxista, propondo a se constituir em superação da Pedagogia-Histórico-Crítica, foi operacionalizado em seus baldios, retrocedendo à concepção da História fragmentada em etapas, conforme a mais arraigada tradição oitocentista. O emergir de tal resposta elaborou a demanda por novas abordagens para método, história e currículo, o que foi realizado a partir do próprio currículo e dos depoimentos dos professores e profissionais da área, buscando-se perscrutar o objeto da história, a noção de tempo e processo histórico. Assim, identificou-se a necessidade da prática social como ponto de partida, vivência que permite tanto construir a história, como olhar seus registros enquanto expressão desse processo. | pt_BR |
dc.format.extent | 195 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Teses | pt_BR |
dc.subject | História - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | História - Estudo e ensino - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Ensino de primeiro grau - Curitiba (PR) - Curriculos | pt_BR |
dc.subject | Professores de historia | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Teoria e método em história : implicações didático-pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |