Teoria e método em história : implicações didático-pedagógicas
Resumo
Resumo: A problematização da teoria e do método do ensino de História na rede municipal de ensino de Curitiba foi o desígnio desta pesquisa. Sob o arcabouço materialista histórico renovado, através das categorias poder, cultura e trabalho, o encontro se deu de modo a explicitar as dissensões que ocorrem entre a proposta de ensino, sistematizada no Currículo Básico de 1991, e o cotidiano escolar. Esse documento, apesar de assumir um discurso marxista, propondo a se constituir em superação da Pedagogia-Histórico-Crítica, foi operacionalizado em seus baldios, retrocedendo à concepção da História fragmentada em etapas, conforme a mais arraigada tradição oitocentista. O emergir de tal resposta elaborou a demanda por novas abordagens para método, história e currículo, o que foi realizado a partir do próprio currículo e dos depoimentos dos professores e profissionais da área, buscando-se perscrutar o objeto da história, a noção de tempo e processo histórico. Assim, identificou-se a necessidade da prática social como ponto de partida, vivência que permite tanto construir a história, como olhar seus registros enquanto expressão desse processo.
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