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dc.contributor.advisorEspejo, Márcia Maria dos Santos Bortolocci, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negóciospt_BR
dc.creatorOliveira, Antonio Marcos dept_BR
dc.date.accessioned2024-10-15T19:50:33Z
dc.date.available2024-10-15T19:50:33Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/67466
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejopt_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão de Negociospt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Com saída do convênio mantido com o governo do estado do Paraná, uma instituição hospitalar mantenedora de um laboratório de análises clínicas, precisou efetuar uma profunda reestruturação em sua administração e no controle de suas finanças. Este processo iniciado no mês de março de 2009, estabeleceu que todos os setores internos desta instituição teriam a incumbência de efetuar reduções significativas em seus custos diretos e indiretos. A sua diretoria geral em conjunto com as superintendências administrativa e financeira, estabeleceram uma meta mínima para redução de custos, em torno de 25% dos gastos e despesas incorridas para cada setor. E por consequência o laboratório de análises clínicas, a exemplo de outros setores desta instituição, precisou se readequar a nova realidade financeira e administrativa, verificada após a saída do convênio mencionado. Sendo que a mesma implicou no corte de custos fixos diretos em sua folha de pagamento, com a redução de empregados. Na renegociação de contratos com seus principais fornecedores, em que foram estabelecidas novas condições de preços e pagamentos a serem efetuados. E o contrato mantido com seu laboratório de apoio, também fora mudado para outro laboratório de apoio, que apresentou menores preços e melhores condições de pagamento. A terceirização referente a um contrato mantido com o laboratório "L" para a execução da gestão técnica e administrativa do laboratório fora encerrada no mês de novembro do ano de 2009. E a instituição hospitalar mantenedora do laboratório, resolveu nomear um coordenador administrativo e outro técnico para fazerem a gestão interna direta, de seu laboratório de análises clínicas. Sendo que todo o processo de reestruturação efetuada, ocorreu em consonância com a manutenção da qualidade dos serviços prestados pelo laboratório de análises clínicas, em benefício exclusivo dos pacientes atendidos por esta instituição hospitalar.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectReengenharia (Administração)pt_BR
dc.subjectLaboratórios - Administraçãopt_BR
dc.titleReestruturação administrativa geral e financeira de um laboratório de análises clínicas no ano de 2009pt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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