Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBentes, Roberto De Finopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distânciapt_BR
dc.creatorSantos, Maria Lêda Lóss dospt_BR
dc.date.accessioned2023-03-21T14:52:58Z
dc.date.available2023-03-21T14:52:58Z
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/67104
dc.descriptionOrientador : Roberto de Fino Bentespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Educação a Distânciapt_BR
dc.description.abstractResumo : A linguagem é um fator decisivo para que o processo de ensino-aprendizagem se efetive na Educação a Distância - EAD. Com o objetivo de desmistificar a linguagem da EAD, resgatando suas caracterísiticas em textos já existentes e a partir do conceito de linguagem numa abordagem vygotyskiana, bem como do levantame_nto das características e das funções de linguagem que se considera significativas na EAD, propôs-se a análise de dois textos: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis e Ilha das F lares, filme, curta-metragem, de Jorge Furtado. No texto de Machado, percebeu-se como característica fundamental para a EAD, a interlocução que o autor estabelece com o leitor, com a presença marcante das funções fática, conativa e emotiva. O texto de Furtado tem como característica básica de linguagem adequada à EAD, as relações conceituais através de janelas explicativas. Ambos os textos possuem uma atualidade como linguagem de EAD, dando lições comunicativas para que a relação ensinante/aprendente se efetive.pt_BR
dc.format.extent26 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEnsino à distância - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLinguagem - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleLinguagens na educação a distânciapt_BR
dc.typeTCC Especializaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples