Linguagens na educação a distância
Resumo
Resumo : A linguagem é um fator decisivo para que o processo de ensino-aprendizagem se
efetive na Educação a Distância - EAD. Com o objetivo de desmistificar a linguagem da EAD, resgatando suas caracterísiticas em textos já existentes e a partir do conceito de linguagem numa abordagem vygotyskiana, bem como do levantame_nto das características e das funções de linguagem que se considera significativas na EAD, propôs-se a análise de dois textos: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis e Ilha das F lares, filme, curta-metragem, de Jorge Furtado. No texto de Machado, percebeu-se como característica fundamental para a EAD, a interlocução que o autor estabelece com o leitor, com a presença marcante das funções fática, conativa e emotiva. O texto de Furtado tem como característica básica de linguagem adequada à EAD, as relações conceituais através de janelas explicativas. Ambos os textos possuem uma atualidade como linguagem de EAD, dando lições comunicativas para que a relação ensinante/aprendente se efetive.
Collections
- Educação à distância [213]