Inadimplência e seus reflexos no fluxo de caixa de empresas corporativas : um estudo de caso de uma empresa corporativa do setor de comunicação
Resumo
Resumo: O assunto tratado neste estudo e a inadimplência e seus reflexos no fluxo de caixa de empresas corporativas, sendo que o caso específico tratado e a inadimplência em uma empresa corporativa de comunicação, focando um estudo de caso da influencia no fluxo de caixa nesta rede. O problema que se pretendeu tratar neste estudo parte da premissa de que cada vez mais as organizações estão preocupadas em investir em estratégias que além de tornar viável sua operação, a mantenham permanentemente competitivas no mercado e um aspecto que vem sendo cada vez mais observado esta ligado a sua estrutura econômica e financeira, bem como as decisões que a altera de alguma forma. O objetivo geral e identificar, no contexto da administração financeira, especialmente na questão do fluxo de caixa, a influência da inadimplência numa empresa corporativa do ramo de Comunicação. Justifica-se este trabalho, porque o fluxo de caixa exerce um papel de extrema importância no contexto financeiro de uma empresa corporativa, pois somente através do mesmo e possível manter o equilíbrio das contas de receitas e despesas, permitindo a organização fazer planejamentos e investimentos de forma adequada, com melhor utilização dos recursos disponíveis, funcionando ainda como excelente ferramenta para as tomadas de decisões. Pode-se concluir que, como o fluxo de caixa e um retrato fiel da composição da situação financeira da empresa, podendo ser imediata e rapidamente atualizado diariamente, possibilita ao administrador uma radiografia permanente das entradas e saídas de recursos financeiros da empresa. O fluxo de caixa evidencia tanto o passado como o futuro, o que permite projetar, dia a dia, a evolução do disponível, de forma que se possam tomar com a devida antecedência, as medidas cabíveis para enfrentar a escassez ou o excesso de recursos. Verificou-se que o administrador da Rede AABC de Comunicação deve optar pela qualidade e variedade e não vender atendimento no lugar de parcelamento. Vale acrescentar que essa mudança de foco ao ocorrer possibilitara maior liquidez para a empresa e melhoria no seu capital de giro o que levara a uma rentabilidade.
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