dc.contributor.advisor | Abib, Gustavo, 1977- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica | pt_BR |
dc.creator | Meurer, Letícia Hobold | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-14T14:57:21Z | |
dc.date.available | 2025-03-14T14:57:21Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/64204 | |
dc.description | Orientador : Gustavo Abib. | pt_BR |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A maioria dos treinamentos utilizados em empresas de grande porte é em formato expositivo, entretanto vários estudos demonstram que métodos de aprendizagem ativa são mais eficientes para o ensino de conteúdos diversos. Neste trabalho é apresentado um estudo que compara o ensino de lean manufacturing em empresa de grande porte nos dois formatos: expositivo e ativo, usando técnicas de gamificação. Foram feitas avaliações de reação (satisfação) e retenção de conteúdo em duas turmas, uma no formato expositivo e outra no formato ativo. Observou-se que na segunda turma, as pessoas gostaram mais do treinamento e também entenderam melhor o conteúdo ensinado. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Produção enxuta | pt_BR |
dc.subject | Pessoal - Treinamento | pt_BR |
dc.title | Uso de técnicas de gamificação no ensino de lean manufacturing : turma piloto em empresa de grande porte | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |