Método Erasmo Pilotto : processo de alfabetização e treinamento de professores em serviço
Resumo
Resumo: O presente estudo analisa o Método Erasmo Pilotto, que abrange a metodologia da alfabetização e o respectivo treinamento como um todo integrado. O propósito essencial ê demonstrar os resultados da experiência realizada no Paraná, dentro dessa metodologia, com o objetivo de se obterem soluções simples e econômicas para um problema que gera grandes preocupações tanto a nível nacional, como regional e local, que é o da aprendizagem inicial da leitura e da escrita. A parte nuclear do trabalho compreende: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução justifica-se a escolha do argumento e, a seguir, procede-se à configuração do problema. O desenvolvimento da dissertação é constituído pelos capítulos II, III, IV, V e VI. O capítulo II apresenta o Referencial Teórico, em que se faz uma análise da proposta da Escola Nova e de alguns dos fundamentos que embasaram a Concepção Erasmo Pilotto. Expõem-se, ainda, considerações sobre as causas do baixo rendimento escolar na 1ª série. O capítulo III realiza uma abordagem sobre os fundamentos do Método Erasmo Pilotto, tendo em vista demonstrar a eficácia da metodologia que em curto prazo desenvolve, no professor, as habilidades necessárias para aplicar o Método Econômico. O capítulo IV procura documentar uma experiência de largo alcance, no Estado do Paraná, que pretende contribuir para levar cada escola ao nível de qualidade imediatamente superior, àquele em que se encontrava, bem como descrever os objetivos e as várias fases do treinamento de professores responsáveis pela aprendizagem inicial da leitura e da escrita. O capitulo V, intitulado Metodologia do Estudo de Campo, envolve uma análise dos dados coligidos no Seminário Avaliativo da Aplicação do Método Erasmo Pilotto, realizado em fevereiro de 1979 nos municípios de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo do Estado do Paraná. O capítulo VI desenvolve a análise e a interpretação dos dados, com o objetivo de avaliar a eficácia do Método Erasmo Pilotto. Consideraram-se como indicadores da pesquisa: desenvolvimento de habilidades do professor ao aplicar a metodologia de alfabetização proposta no treinamento; eficácia e validade do Método Erasmo Pilotto; resultados do treinamento a nível de sala de aula. Finalmente, o capítulo VII discute os resultados obtidos, bem como as sugestões para gerir as mudanças que se fizerem necessárias, a fim de se obter a melhoria do rendimento escolar na 1ª série. Abstract: This study deals with the Erasmo Pilotto Method, which comprises the training and alphabetization methodology as a whole. The essential purpose is to demonstrate the trial results carried out in Parana, with the aim of obtaining simple and economical solutions for a problem that generates great worries in the national as well in the regional and local sectors: the initial reading and writing learning. The central part of the work comprises: introduction, development and conclusion. In the introduction the choice of the argument was justified and the configuration of the problem proceeded immediately. Chapters II, III, IV, V and VI constitute the dissertation development. In chapter II the theoretical referential is presented where an analysis of the new school and some other fundaments that serve as basis to the Erasmo Pilotto Method are dealt. Also were presented considerations on the causes of the low school learning results in the elementary school first grade. In chapter III a reference was made to Erasmo Pilotto Method fundaments, taking into consideration the need to demonstrate the methodology efficiency which in a short period develops, in the teacher, necessary abilities to apply the economical method. In chapter IV a wide-range experience in the state of Paraná had been tried to be demonstrated. It aimed at contributing with the school in the sense of leveling it up with the teaching quality immediatly superior to that it had before. It also describes objectives, and several teacher training phase responsible for the initial reading and writing. Chapter V named Field study methodology involved a data analysis collected from the Evaluating Seminar on the Application of the Erasmo Pilotto Method which took place in February, 1979 in the cities of Cascavel, Foz do Iguaçu and Toledo, all these in Paraná-Brazil. In chapter VI a data analysis and interpretation was developed with the purpose of evaluating the Erasmo Pilotto Method's efficiency. As research indicators these were considered: the teacher's ability developments towards the alphabetization methodology proposed in the training; the Erasmo Pilotto Method efficiency and effectiveness; Classroom training results. Finally, chapter VII: Conclusions and Suggestions it presented a discussion on the achieved results as well as suggestions to create any necessary changes so that an improvement on the school effectiveness in the elementary school first grade may be reached.
Collections
- Dissertações [990]