Desenvolvimento de website como apoio ao processo de ensino aprendizagem em biologia celular no ensino médio
Resumo
Resumo: De acordo com as avaliações oficiais e com relatos da literatura, os jovens do ensino médio demonstram conhecimento insuficiente na área biológica, e, especificamente sobre estrutura e função celular. Esses dados indicam que há deficiências no processo de ensino aprendizagem em conceitos básicos de biologia celular; dessa forma, o conhecimento sobre a célula é a base da construção do conhecimento biológico. Com base nessa premissa, o presente trabalho de conclusão de mestrado teve como objetivos a seleção e análise de objetos educacionais digitais e a disponibilização desses objetos em um website para apoiar e complementar o processo de ensino e aprendizagem de biologia celular. E, dessa forma, contribuir para a melhoria da aprendizagem sobre estrutura e função celular, mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC's. Foi desenvolvido um website educacional , classificado como repositório temático na área de biologia celular, que disponibiliza recursos digitais motivadores, de relevância científica e facilitadores do processo de ensino aprendizagem, agrupados por conteúdos relativos à estrutura e função celular. Espera-se assim contribuir para a facilitação e otimização do trabalho do professor no planejamento das aulas, e, como consequência, melhorar a aprendizagem em biologia celular no ensino médio. Palavras-chave: Website. Objetos educacionais. Ensino aprendizagem. Biologia celular. Ensino médio. Abstract: According to official assessments and literature reports, high school students demonstrate insufficient knowledge in the biological area, specifically on cell structure and function. These data indicate that there are deficiencies in the process of teaching and learning in basic concepts of cellular biology; in this way, comprehension about the cell is the basis of the construction of biological knowledge. Based on this premise, the present work had as objectives the selection and analysis of digital educational objects and make available of these objects in a website to support and complement the teaching and learning process of cellular biology. By this way, the website can contribute to the improvement of the learning about structure and cellular function, mediated by the Digital Technologies of Information and Communication - TDIC's. An educational website was developed, classified as a thematic repository in the field of cell biology, which provides attractives digital resources, with scientific relevance and facilitators of the teaching learning process, grouped by contents related to cellular structure and function. Thus, this website can facilitate and optimize the teacher's work in class planning, and, as consequence, improve learning in cell biology in high school. Keywords: Website. Educational objects. Teaching learning. Cell biology. High school.
Collections
- Dissertações [90]