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    Detetive em crimes ambientais : jogo pedagógico para o ensino médio, com o uso de tecnologias e banco de dados genéticos

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    R - D - BEATRIZ DO ROCIO ZANETTI.pdf (72.74Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Zanetti, Beatriz do Rocio
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O ensino de Genética para estudantes do Ensino Médio pode e deve ocorrer de forma efetiva e prazerosa, permitindo que a apropriação do conhecimento leve a formação de cidadãos mais críticos e participativos, e que contribuam com o desenvolvimento do país. Assim, objetivando o efetivo ensino-aprendizagem dos conteúdos de Genética, produzimos um jogo didático de tabuleiro, que também utiliza tecnologias, por meio de acesso via QR Codes a bancos de dados científicos. Anteriormente ao desenvolvimento do jogo foi apresentada, a alunos voluntários em contra turno, uma sequência didática que permitiu o contato com conteúdos de Genética Forense, Genética da Conservação e Biologia Molecular. A sequência didática é composta por textos e atividades práticas que abordaram os conteúdos de genética, visando aumentar os conhecimentos dos estudantes de forma mais interativa, proporcionando reflexões, discussões, pesquisas e simulações. O jogo "Detetive Forense em Crimes Ambientais" é composto por dois casos sobre crimes ambientais, desvendados através da análise de pistas. Após os testes de jogabilidade, foi definido que os casos podem ser jogados separadamente, com no mínimo dois e no máximo oito jogadores, em tempos que podem ser adequados de uma a três aulas geminadas. Também como produto deste trabalho, produzimos um tutorial para professores sobre DNA mitocondrial e banco de dados genéticos, que objetiva auxiliar a compreensão dos conteúdos desenvolvidos na sequência didática e que são utilizados no jogo didático. Como resultado percebeu-se que quando se introduz jogos didáticos no processo de ensino, a motivação, o envolvimento e o interesse pelos conteúdos aumentam, pois seu emprego aguça a curiosidade dos estudantes, garantindo um efetivo aprendizado. Palavras chave: ensino-aprendizagem, fauna brasileira, genética forense, jogo didático.
     
    Abstract: Teaching Genetics to high school students can and should be effective and enjoyable, allowing the appropriation of knowledge to lead to the formation of more critical and participative citizens, and to contribute to the country's development. Thus, aiming at the effective teaching and learning of Genetics content, we produced a didactic board game, which also uses technologies, through QRCodes access to scientific databases. Prior to the development of the game it was presented to volunteer students in turn, a didactic sequence that allowed contact with contents of Forensic Genetics, Conservation Genetics and Molecular Biology. The didactic sequence is composed of texts and practical activities that approached the genetics contents, aiming to increase students' knowledge in a more interactive way, providing reflections, discussions, research and simulations. The game "Forensic Detective in Environmental Crimes" consists of two cases about environmental crimes, unraveled through the analysis of clues. After the gameplay tests, it has been defined that cases can be played separately, with at least two at most eight players at times that may be suitable for one to three twinned classes. Also as a product of this work, we produce a tutorial for teachers about mitochondrial DNA and genetic database, which aims to help the understanding of the contents developed in the didactic sequence and that are used in the didactic game. As a result, it was noticed that when introducing didactic games in the teaching process, the motivation, involvement and interest in the contents increase, because their use sharpens the curiosity of the students, ensuring an effective learning. Keywords: teaching-learning, Brazilian fauna, forensic genetics, didactic game.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/64813
    Collections
    • Dissertações [93]

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