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dc.contributor.advisorPacheco, Vicente, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negóciospt_BR
dc.creatorSilva, Christian Luciano dapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-02T19:23:35Z
dc.date.available2023-08-02T19:23:35Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/61212
dc.descriptionOrientador: Vicente Pachecopt_BR
dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão de Negociospt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O conceito do Balanced Scorecard (BSC) ajuda-o a traduzir a estratégia em ação. A criação do BSC tem início na visão e estratégias da organização, a partir das quais são definidos os fatores críticos de sucesso. Os indicadores de desempenho permitem a definição de metas e a medição dos resultados atingidos em áreas críticas da execução das estratégias. Assim, o Balanced Scorecard e um sistema de gestão de desempenho, derivado da visão e estratégia, refletindo os aspectos mais importantes do negócio. Ao relacionar os objetivos, as iniciativas e os indicadores com a estratégia da empresa, o BSC garante o alinhamento das ações das diferentes áreas organizacionais em torno do entendimento comum dos objetivos estratégicos e das metas a atingir, permitindo desta forma avaliar e atualizar a própria estratégia. Os sistemas tradicionais de gestão e controle, ao focar exclusivamente em dados financeiros e contábeis, tornaram-se rapidamente obsoletos, não respondendo as novas necessidades de monitoração do negócio. O BSC, integrando indicadores financeiros e não financeiros, garante também uma perspectiva abrangente do desempenho das áreas críticas do negócio. Neste contexto, os criadores do BSC, Kaplan & Norton, definiram quatro dimensões através das quais a atividade de uma organização deve ser analisada: Dimensão Financeira (Como estamos perante os nossos acionistas?); Dimensão Cliente (Como estamos perante os clientes/mercado?); Dimensão Processos (Como está o nosso desempenho nos processos e recursos críticos?); Dimensão Aprendizagem e inovação (Como deveremos sustentar a nossa capacidade de mudança e melhoria?)pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPessoal - Avaliação - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectPadrões de desempenhopt_BR
dc.titleGestão por indicadores de desempenhopt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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