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    Marketing : despesa ou investimento?: um estudo de caso no setor de supermercados

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    Kleber Fabiano do Vale Lucio.pdf (9.751Mb)
    Data
    2005
    Autor
    Lucio, Kleber Fabiano do Vale
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O objetivo foi o desenvolvimento teórico e conceitual da literatura disponível sobre Marketing, Investimento e Despesa; e a relação existente entre eles. Em decorrência da vastidão do conceito de marketing, decidimos então modificar o escopo incial do trabalho, passando a considerar exclusivamente os desembolsos efetuados com a parcela relativa ao termo que definimos como "comunicação-promocional", para considerar em um só termos os aspectos do modelo tradicional do composto de marketing, aliados aos aspectos da revisão desses conceitos com recentralização do foco no cliente. Foi buscado com o trabalho enquadrar esse desembolsos como sendo urn investimento, segundo sua abrangência de definição, e também como uma despesa, avaliando as implicações decorrentes. O desenvolvimento da pesquisa foi predominantemente baseado em dados literários e na confrontação das teorias defendidas pelos autores. O desdobramento e campos de abrangência comuns aos termos foram desenvolvidos principalmente a luz dos estudos teóricos e conceituais. Procuramos limitar a avaliação do contexto atual tendo por base o mercado da cidade de Curitiba-PR. Para tanto, a teoria estudada foi confrontada com a prática no estudo de caso desenvolvido com a rede de supermercados FESTVAL. A pesquisa confrontou a conceituação teórica que vários autores inferem com os termos marketing, investimento e despesa. Várias considerações decorrentes da vastidão dos temas estudados puderam ser feitas, em forma de contribuições para a pesquisa em nível teórico. DRUCKER (1993, p.l41) menciona que o conhecimento é uma forte condição para a geração de riquezas. Portanto, se firmando neste princípio, o esclarecimento proporcionado aos gestores permitira a aquisição de conhecimentos que culminarão, por seu emprego adequado, no aumento das riquezas daqueles que assim o fizerem. Algumas propostas foram feitas pelo estudo, visando proporcionar contribuições em nível prático. Os estudos decorrentes sobre outros aspectos do marketing poderá levar os empresários a uma reflexão ainda mais profunda, talvez culminando com uma maior valorização de patrocínios e no marketing baseado em ações de cunho social
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/58772
    Collections
    • Gestão de negócios [533]

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