Como melhorar a performance através do balanced scorecard
Visualizar/ Abrir
Data
2005Autor
Brugnolo, Jocimary Bezerra da Silva
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Conhecer as ferramentas que propiciem a tomada de decisões mais precisas com base em indicadores atrelados aos objetivos e à visão estratégia da organização é de vital importância para as empresas. Mais do que um sistema de medidas o Balanced Scorecard - BSC, desenvolvido em 1992, por Robert Kaplan e David Norton, é um sistema de gestão estratégica para atingir propósitos de curta, médio e longo prazos, de forma a integrar as perspectivas empresariais relevantes. A estrutura do BSC é formada por quatro perspectivas: financeira, cliente, processos internos e, perspectivas de aprendizado e crescimento. O BSC sugere que a empresa seja vista a partir dessas perspectivas e, para desenvolver medidas, coleta dados e os analisa sabre o foco de cada erspectiva. O nome Balanced Scorecard (indicadores equilibrados) e pertinente ao fato de está ferramenta apresentar um equilibria entre objetivos de curto e longo prazo, entre medidas financeiras e não financeiras, entre indicadores de tendência e de ocorrência, assim como entre as perspectivas interna e externa. As medidas contempladas pelo BSC, de outra forma, estão direcionadas para a organização do futuro, colocando a Visão, a Estratégia e a lntegração como seus focos, num sistema de contínua monitoração, em substituição ao controle. O Balanced Scorecard é um dos melhores métodos de gestão empresarial que apareceu nos últimos anos, criado para resolver problemas de avaliação de desempenho, porém a ferramenta se mostrou capaz de ajudar na implementação de novas estratégias nas empresas e na criação de valor para o cliente, transformando-se numa ferramenta gerencial estratégica de sucesso.
Collections
- Gestão de negócios [533]