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dc.contributor.advisorSantos, Aguinaldo dos, 1970-pt_BR
dc.contributor.authorFukushima, Naotake, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2018-11-19T17:32:49Z
dc.date.available2018-11-19T17:32:49Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58015
dc.descriptionOrientador: Professor Aguinaldo dos Santos, PhD.pt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 30/05/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.243-259pt_BR
dc.description.abstractResumo: Incorporar ofertas de serviços para empresas de manufatura tem sido apontado como uma estratégia para aumentar a sua competitividade e, ao mesmo tempo, uma potencial contribuição para a melhoria da sustentabilidade nas práticas de produção e consumo. Nessa tendência, conhecida como servitização, o Design tem um papel importante para a identificação dos serviços de maior relevância estratégica para a organização. Nesse contexto, a presente tese trata da identificação de oportunidades para inovação em serviços com foco em empresas de manufatura. O escopo do estudo é atido à etapa de análise estratégica no Processo de Desenvolvimento de Produto. Para alcançar os objetivos do estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica a fim de se estabelecer a fundamentação teórica sobre o tema da inovação, serviços e desenvolvimento de novos serviços. Com base nesses fundamentos, foram efetuados dois estudos de caso por meio de observação participante, ambos tratando do desenvolvimento de soluções inovadoras em Sistemas Produto + Serviço. A partir desses estudos foi gerado um protocolo na modalidade de framework, que utiliza o método abdutivo em seu desenvolvimento, pautado em sua grande parte pela utilização de ferramentas de design de serviços. Esse protocolo pode auxiliar designers, em colaboração com profissionais de outras áreas do conhecimento, a identificar oportunidades estratégicas de inovação em serviços em empresas de manufatura. O estudo, portanto, contribui com um arcabouço de caráter metodológico que amplia o potencial de contribuição do designer no processo de formulação de estratégias no âmbito organizacional. Palavras-chave: Design de serviços. Inovação. Servitização. Sistema Produto + Serviço.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Incorporating service into manufacturing companies has been pointed out as a strategy to increase their competitiveness and, at the same time, a potential contribution on improving sustainability in production and consumption practices. Following this trend, known as servitization, Design plays an important role in the identification of the services of greater strategic relevance for the organization. In this context, the present thesis addresses the identification of opportunities for innovation in services focused on manufacturing companies. The scope of the study is the strategic analysis stage in the Product Development Process. In order to achieve the objectives of the study, a bibliographic review was carried out to establish the theoretical basis on the themes of innovation, services and development of new services. Based on these premises, two case studies were conducted through participant observation, both dealing with the development of innovative solutions in Product Service Systems. From these studies, a protocol was generated in the modality of a framework, which uses the abductive method in its development, based in great part using Service Design tools. This protocol can help designers, in collaboration with professionals from other areas of knowledge, identifying strategic opportunities for innovation in services with manufacturing companies. The study, therefore, contributes with a framework of methodological character that extends the potential of the contribution of the Designer in the process of formulating strategies in the organizational scope. Keywords: Service design. Innovation. Servitization on manufacture enterprise. Product-Service System (PSS).pt_BR
dc.format.extent281 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProdutos industrializados - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.titleIdentificação de oportunidades de inovação em serviços para empresas de manufatura : protocolo com abordagem abdutiva por meio do designpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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