Impacto do e-commerce nos negócios
Resumo
Resumo: A presente monografia analisa os impactos do comércio eletrônico nos negócios, focando o processo de modernização do setor automobilístico brasileiro, no atual contexto de globalização. Após a discussão das características e dinâmica desta indústria, foi estudado como é realizada a venda de automóveis, usando a Internet como veículo de comunicação. Analisou-se que é um tema muito comentado atualmente, mas, se pararmos para analisarmos tudo que está acontecendo, iremos perceber que trata-se de uma prática muito antiga e comum entre nós, que é o próprio comércio. As empresas constantemente buscam novas formas de otimizar a produção, comercialização e distribuição dos seus bens e serviços, de forma a garantir ganhos de produtividade e a redução de custos, para competir no mercado globalizado. Delineou-se no presente trabalho, um estudo de caso sobre montadoras e concessionárias, que realizam a venda de automóveis através da Internet. Constatou-se que este é um mercado crescente e as empresas querem participar do processo. Através das pesquisas realizadas, as empresas que estão investindo neste ramo estão satisfeitas com os lucros obtidos, e as que ainda não comercializam seus produtos, estarão pensando num futuro próximo. As montadoras pretendem estar mais próximas do consumidor durante o ciclo de vida do automóvel: desde o planejamento da compra até a sua efetivação e durante a manutenção do veículo. Se as montadoras conseguirem acompanhar todo esse ciclo, e a Internet pode ajudar nisso, terão mais chances de obter a fidelidade dos consumidores; enfrentando desafios, de como atrair clientes e como mantê-los sem depender das interações face a face
Collections
- Gestão de negócios [506]