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dc.contributor.advisorCelinski, Leszekpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negóciospt_BR
dc.creatorFerreira, Aldrey Suami Pedrosa Lopespt_BR
dc.date.accessioned2024-05-22T13:39:11Z
dc.date.available2024-05-22T13:39:11Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56661
dc.descriptionOrientador: Leszek Celinskipt_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão de Negóciospt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Tecnologia, mudança e comportamento humano, temática escolhida como eixo norteador deste trabalho, procura estabelecer a concepção do comportamento humano em relação aos avanços tecnológicos, tendo como objetivo geral, identificar as influências da tecnologia e da globalização na mudança do comportamento dos novos profissionais e como elas afetaram as empresas, principalmente no que se refere a gestão; Identificar os efeitos das novas tecnologias nos recursos humanos das empresas e no seu modo de trabalho, ressaltando o papel do "empregado", seu pensamento, formas de agir, sua visão da relação de trabalho entre empregado e empregador, em tempos remotos, fazendo um paralelo com o "colaborador" de hoje, denominação usada para designar esse novo profissional, a partir dessa nova filosofia empresarial, de como esse novo profissional pensa, age e comporta dentro desse novo modelo, que provocou mudanças aceleradas estabelecidas pela nova ordem econômica mundial, a forma de melhorar a produtividade nas empresas e, de forma mais específica, compreender essas influências avaliando as contribuições trazidas pelos avanços tecnológicos e traçar o perfil do novo profissional e essas mudanças. A metodologia é qualitativa, tendo como instrumento a pesquisa bibliográfica. Os resultados demonstraram que as empresas reconheceram o valor capital humano, pois entenderam que proporcionar treinamento aos colaboradores tomou-se um investimento lucrativo a uma estratégia de crescimento organizacional. Concluí-se que, a organização deve estar aberta à mudanças, estabelecer parcerias, com o líder que dá a motivação; com o profissional de RH que promove o desenvolvimento contínuo e com o funcionário que se apta as mudançaspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.titleTecnologia, mudança e comportamento humanopt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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