Panorama da responsabilidade social empresarial no Brasil
Resumo
Resumo: Monografia de pós-graduação apresentada no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Negócios do Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Departamento Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no período de Março de 2003 a Setembro de 2004, pelo aluno Daniel Morozowski. A responsabilidade social alcançou, enfim, um caminho que pode trazer alguma mudança para a melhoria da condição de vida de todos os cidadãos - ela alcançou as empresas. O novo grande desafio é disseminar a ação social e trazer à tona a realidade tanto do autor da ação (a empresa) como do detentor da necessidade (o povo). Para mostrar a necessidade da responsabilidade social e 'disseminar' esta ação social da maneira correta deve-se: conhecer a parte histórica da responsabilidade social empresarial; analisar os conceitos que envolvem o tema; estabelecer paralelos, contextualizando a responsabilidade · social; e estudar os reflexos da responsabilidade social nas organizações. Lembrando sempre . que o objetivo maior das empresas é o lucro para defender sua permanência no mercado. A responsabilidade social também traz ganhos nesta ação, como a melhora na imagem e nas vendas, e vantagens aos acionistas e investidores; podendo no caso da falta ou no mau emprego desta ação vir a trazer perdas às empresas. O que não se pode negar é que hoje a responsabilidade social faz parte de uma boa administração, podendo garantir a autopreservação da organização
Collections
- Gestão de negócios [533]