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dc.contributor.advisorTesser, Gelson João, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negóciospt_BR
dc.creatorThomaz, Andre Vicentept_BR
dc.date.accessioned2023-07-24T17:40:53Z
dc.date.available2023-07-24T17:40:53Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56520
dc.descriptionOrientador: Gelson Joao Tesserpt_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão de Negóciospt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: As empresas atuais são fruto de uma evolução que originou-se a princípio com atividades simples e com objetivos modestos como a subsistência dos integrantes colaboradores destas formações produtivas então existentes. Com o decorrer do tempo surgiram necessidades e oportunidades novas que levaram em alguns momentos a uma explosão no crescimento de tais organizações, tanto em volume de operações quanto na complexidade das atividades exercidas. As oportunidades surgiram principalmente com o advento da revolução industrial, a qual trouxe inúmeras evoluções tecnológicas no que tange a produção industrial e a automação dos processos até então manuais. As necessidades decorrentes deste novo contexto surgiram da falta de controle sobre um número cada vez maior de informações geradas a partir destes novos modelos de produção, que a partir daí se tomaram além de mais volumosas muito mais complexas que as suas precedentes. A produção deixará de ser fruto do "fundo de quintal" para se tomar um processo cada vez mais complexo, demandando desta forma controles mais adequados a estas novas estruturas industriais. O administrador da empresa começa a demandar informações que norteiem suas decisões com um nível de agilidade que cresce de acordo com o progresso das organizações, e com isto ocorrendo em diversas empresas pelo mundo, a concorrência entre elas tende a acirrar-se dia-a-dia. Surgem neste contexto diversos modelos baseados em custos que permitem avaliar os estoques, gerar informações para usuários internos e externos, porém, nenhum dos modelos tradicionais utilizados pelas empresas leva em consideração de maneira satisfatória o real objetivo da empresa, que é a geração de lucro, hoje e sempre. Muitas das metodologias existentes se preocupam com detalhes que não auxiliam o gestor das empresas a tomar decisões corretas, elas priorizam demais as necessidades dos usuários externos, deixando de lado as necessidades gerenciais, e quando se propõem a gerar informações para os usuários internos utiliza-se de conceitos que partem de premissas equivocadas quanto ao real objetivo, fazendo assim com que o desempenho da empresa seja prejudicado. Porém, surge uma alternativa para a formação de informações gerenciais que é a Contabilidade de Ganhos, baseada nos conceitos da TOC (THEORY OF CONSTRAINS), que descarta a análise de custos para a tomada de decisões visando quantificar o resultado das decisões do gestor no resultado global da empresa, tornando assim a administração mais eficiente e lógicapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSistemas de informação gerencialpt_BR
dc.titleO uso de informações gerenciais como foco no objetivo empresarialpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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