dc.contributor.advisor | Hamermüller, Douglas Ortiz | pt_BR |
dc.contributor.author | Grande, Anderson | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-28T18:39:52Z | |
dc.date.available | 2022-04-28T18:39:52Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54434 | |
dc.description | Orientador: Anderson Grande | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Trata-se de uma ação docente teórica, com o objetivo de conscientizar os alunos com relação à necessidade de preservar a água potável e do consumo de água tratada, tendo em vista que este é um problema mundial que se agrava a cada ano, principalmente no campo. O desenvolvimento deste trabalho procurou passar para os alunos que, apesar do planeta ser em sua grande maioria formado por água, apenas uma pequena parte é viável ao consumo, além dos problemas que podemos ter em consumir água sem tratamento. O trabalho foi realizado em duas escolas do campo, nos municípios de Laranjal e Santa Maria do Oeste, Paraná, onde é freqüente a falta de água e não se tem água tratada, pois a água consumida é oriunda de minas ou poços. No contexto escolar, verifica-se que pouca coisa é feita para que se mude esse quadro, mesmo as escolas sendo periodicamente afetadas pela falta de água, e não possuindo água tratada. A necessidade de um trabalho periódico nas escolas para conscientização dos alunos, onde eles possam ser orientados da importância do tema e da urgência de se tomar atitudes a respeito, tendo em vista que no campo o problema é mais grave. É a partir da conscientização e da ação coletiva que isso será possível. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (13 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Água potável - Contaminação | pt_BR |
dc.subject | Agua - Preservação | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Racionamento | pt_BR |
dc.title | A importância de se racionar e beber água tratada pode ser conscientizada através de conteúdos escolares? | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |