Aplicação da metodologia de custo Should Cost e UEP na área de Procurement da Embraco
Resumo
Resumo : Com a globalização e avanços tecnológicos, principalmente internet, vivenciamos uma quebra de barreiras comerciais e mercados mais próximos. A consequência disso é que as opções de compra para os consumidores aumentou e com isso, os consumidores foram ficando mais exigentes e buscando menores preços, mantendo qualidade e serviço, tornando o mercado cada vez mais competitivo. O objetivo desse trabalho é propor a utilização de ferramenta para análise de custo, para aperfeiçoar a compra de matéria-prima, reduzir desperdícios e priorizar reduções de custos nas frentes de maior impacto (processo, design, matéria-prima, desperdícios, etc.) para cada componente. A metodologia utilizada para o estudo de caso é fundamentada pelos conceitos da ferramenta de análise de custo should cost. O estudo de caso desenvolvido em uma empresa multinacional, fabricante de compressores herméticos e soluções em refrigeração comercial, apresenta uma análise da metodologia atual, baseada em "benchmarking" e cotações e em seguida a apresentação e proposta para solução do problema através da ferramenta de análise de custo should cost. Para a análise, será comparado o custo pelo método tradicional e o custo obtido através da ferramenta should cost, comparando a variação e as oportunidades indicadas pela ferramenta. Como resultado, tem-se uma detalhada visão da oportunidade de redução de custo, bem como o direcionamento para obtê-lo, mantendo a lucratividade do fornecedor e a sustentabilidade do negócio.