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    Sucessão familiar em empresas de varejo de pequeno porte na região metropolitana de Curitiba

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    R - E - NELSON DE ALMEIDA GUIMARAES.pdf (563.2Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Guimarães, Nelson de Almeida
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : As empresas familiares possuem uma função de destaque na sociedade por serem uma parcela significativa dos empreendimentos do país. Nesse sentido, o escopo principal deste trabalho foi identificar as características do processo de sucessão de empresas de sucesso estudadas e realizar propostas de melhorias no processo de sucessão com base nas afirmações colhidas através de questionamentos durante as entrevistas com sucessores de cinco empresas de pequenos e médios portes já consolidadas no mercado de varejo na região metropolitana de Curitiba, a fim de minimizar possíveis erros e encontrar a melhor maneira de estruturar o processo de sucessão. Observou-se mediante entrevistas realizadas que todas as empresas tiveram dificuldades no processo de estruturação da gestão durante a sucessão (falta de experiência e habilidades do sucessor; sobreposição das questões familiares; dificuldade em delegar poder por parte do sucedido; dificuldade de aceitação do novo gestor por parte dos funcionários antigos, entre outros). Embora não haja modelo efetivo que assegure a permanência competitiva no mercado e a maximização dos lucros, perceber o processo de sucessão na gestão da empresa familiar é um passo importante para essa conquista. Nesse contexto, com base nas informações colhidas, algumas mudanças organizacionais se tornam relevantes, como a redução de conflitos de relacionamentos, formalização do processo de gestão por competências, capacitação dos gestores, estreitamento de laços familiares sem, no entanto, confundir papéis de família e empresa, adaptação da nova realidade do mercado, preparação da empresa para um futuro crescimento e chegada de novos gestores.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53933
    Collections
    • MBA em gestão de talentos e comportamento humano [271]

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