Turnover : um estudo em uma rede de supermercados da região de Curitiba
Resumo
Resumo : A Rotatividade de pessoas dentro das organizações é preocupante em muitas empresas, pois vem gerando muitos custos e impactos negativos. O principal objetivo deste estudo foi fazer uma análise da rotatividade de trabalhadores na rede de Supermercados Festval e propor soluções para este problema. Para isso, fez-se necessário identificar o índice de turnover nos últimos anos e conhecer o clima organizacional da rede, uma vez que o clima está atrelado ao desenvolvimento do trabalho, onde as suas condições afetam diretamente na satisfação e envolvimento dos colaboradores e o desempenho da empresa. O estudo quantitativo foi realizado a partir da Escala de Clima Organizacional (ECO) aos colaboradores da empresa em estudo. Obteve em todas as dimensões avaliadas classificação mediana de clima organizacional. A empresa encontra-se assim, em um estágio intermediário, não alcançando um excelente clima, mas também não possuindo um clima ruim. Para melhorar a satisfação dos funcionários e intervir na rotatividade da empresa Festval foram sugeridas algumas propostas que podem contribuir para o comprometimento dos empregados e aumentar a permanência na empresa.