Indicadores sociais da demonstração de valor adicionado : estudo no setor de comércio varejista
Resumo
Resumo: A inclusão da Demonstração do Valor Adicionado (DVA) às demonstrações contábeis obrigatórias é mais uma evidencia da importância que as informações econômico-sociais têm ganhado no ambiente empresarial. Como instrumento de informação da riqueza gerada pela entidade, e a forma como é distribuída, a DVA atende à demanda de evidenciar o valor que a empresa agrega à sociedade em que a mesma está inserida. O objetivo deste estudo consiste na análise da Demonstração do Valor Adicionado (DVA) das empresas de capital aberto do segmento de comércio varejista no Brasil, acompanhando a evolução dos valores gerados e distribuídos à seus stakeholders, que são: empregados, governo, terceiros e acionistas. Para tanto, foram analisadas as demonstrações do período de 2008 a 2012 das empresas selecionadas. As análises evidenciaram que a maioria das empresas do setor gera mais de 90% de sua riqueza através de recursos próprios, e que o Governo é o stakeholder que fica com a maior parcela do valor agregado pelas empresas.
Collections
- Gestão de negócios [533]