dc.contributor.author | Moraes, Zélia Lino de | pt_BR |
dc.contributor.other | Orquiza, Liliam Maria | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-08T21:44:37Z | |
dc.date.available | 2021-07-08T21:44:37Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/52046 | |
dc.description | Orientadora : Liliam Maria Orquiza | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Um dos desafios da instituição escolar é o de reconhecer a diversidade cultural como parte inseparável da identidade nacional. Neste sentido, esta pesquisa inerente aos estudos de Gênero e Diversidade na Escola tem o objetivo de refletir sobre a função normatizadora da escola e as dificuldades desta em atender à diversidade contemporânea do século XXI. Unindo o trabalho de campo ao bibliográfico estabelecemos confluências entre os estudos sociológicos de Bauman, os estudos culturais e a psicologia social para entender as mudanças na sociedade e no comportamento infantil. Neste artigo, apresentamos dados de uma pesquisa feita com professoras da educação infantil sobre a possível presença de alunos com comportamento heterogêneo em sala de aula, analisado com base nos estudos clínicos piagetianos sobre o desenvolvimento moral da criança. Os resultados indicaram a necessidade de propostas que incentivem o respeito à heterogeneidade das crianças da educação infantil, bem como evidenciaram o desconhecimento docente sobre o desenvolvimento cognitivo infantil. As respostas das professoras mostraram-se fundamentada em uma questão cultural, em crenças e representações construídas socialmente para conservar a hegemonia. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (15 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Psicologia infantil | pt_BR |
dc.subject | Psicologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Crianças-problema | pt_BR |
dc.subject | Crianças superdotadas | pt_BR |
dc.title | Dificuldades da escola em atender às/aos alunos (as) heterogêneos (as) da pós-modernidade | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |