Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMoraes, Zélia Lino dept_BR
dc.contributor.otherOrquiza, Liliam Mariapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.date.accessioned2021-07-08T21:44:37Z
dc.date.available2021-07-08T21:44:37Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/52046
dc.descriptionOrientadora : Liliam Maria Orquizapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Um dos desafios da instituição escolar é o de reconhecer a diversidade cultural como parte inseparável da identidade nacional. Neste sentido, esta pesquisa inerente aos estudos de Gênero e Diversidade na Escola tem o objetivo de refletir sobre a função normatizadora da escola e as dificuldades desta em atender à diversidade contemporânea do século XXI. Unindo o trabalho de campo ao bibliográfico estabelecemos confluências entre os estudos sociológicos de Bauman, os estudos culturais e a psicologia social para entender as mudanças na sociedade e no comportamento infantil. Neste artigo, apresentamos dados de uma pesquisa feita com professoras da educação infantil sobre a possível presença de alunos com comportamento heterogêneo em sala de aula, analisado com base nos estudos clínicos piagetianos sobre o desenvolvimento moral da criança. Os resultados indicaram a necessidade de propostas que incentivem o respeito à heterogeneidade das crianças da educação infantil, bem como evidenciaram o desconhecimento docente sobre o desenvolvimento cognitivo infantil. As respostas das professoras mostraram-se fundamentada em uma questão cultural, em crenças e representações construídas socialmente para conservar a hegemonia.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (15 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectPsicologia infantilpt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectCrianças-problemapt_BR
dc.subjectCrianças superdotadaspt_BR
dc.titleDificuldades da escola em atender às/aos alunos (as) heterogêneos (as) da pós-modernidadept_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples