• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gênero e diversidade na escola
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gênero e diversidade na escola
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Dificuldades da escola em atender às/aos alunos (as) heterogêneos (as) da pós-modernidade

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ZELIA LINO DE MORAES.pdf (398.8Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Moraes, Zélia Lino de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Um dos desafios da instituição escolar é o de reconhecer a diversidade cultural como parte inseparável da identidade nacional. Neste sentido, esta pesquisa inerente aos estudos de Gênero e Diversidade na Escola tem o objetivo de refletir sobre a função normatizadora da escola e as dificuldades desta em atender à diversidade contemporânea do século XXI. Unindo o trabalho de campo ao bibliográfico estabelecemos confluências entre os estudos sociológicos de Bauman, os estudos culturais e a psicologia social para entender as mudanças na sociedade e no comportamento infantil. Neste artigo, apresentamos dados de uma pesquisa feita com professoras da educação infantil sobre a possível presença de alunos com comportamento heterogêneo em sala de aula, analisado com base nos estudos clínicos piagetianos sobre o desenvolvimento moral da criança. Os resultados indicaram a necessidade de propostas que incentivem o respeito à heterogeneidade das crianças da educação infantil, bem como evidenciaram o desconhecimento docente sobre o desenvolvimento cognitivo infantil. As respostas das professoras mostraram-se fundamentada em uma questão cultural, em crenças e representações construídas socialmente para conservar a hegemonia.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/52046
    Collections
    • Gênero e diversidade na escola [164]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV