dc.contributor.author | Neri, Talita Pimenta de Souza | pt_BR |
dc.contributor.other | Araújo, Luize Bueno de, 1988- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-24T22:02:32Z | |
dc.date.available | 2021-09-24T22:02:32Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/52024 | |
dc.description | Orientadora: Luize Bueno de Araujo | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Devido à facilidade de se conectar a internet hoje em dia, a qualquer hora e lugar, os casos de cyberbullying vêm aumentando, algo que é preocupante, pois pode trazer consequências graves para as vítimas. Uma atuação na escola pode ajudar na prevenção, levando em conta a formação de alunos/as cidadãos críticos e com valores morais. O objetivo desse estudo foi Identificar o conhecimento prévio de alunos do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de São Paulo, em relação ao cyberbullying, propondo ações que visaram diminuir os casos na escola, utilizando-a como principal ferramenta na prevenção, sensibilizando os/as alunos/as sobre o que é o cyberbullying e suas consequências civis e criminais. A amostra foi composta por 70 alunos/as, entre 13 e 17 anos. A metodologia consistiu em: Avaliação Pré-intervenção, Intervenção e Avaliação Pós-intervenção. O instrumento de avaliação foi um questionário formulado pela autora. Pode-se concluir que a escola não deve ser a única responsável pela abordagem do tema, mas deve atuar como protagonista no combate ao cyberbullying tanto quanto outras formas de discriminação, pois os/as alunos/as não sabem da sua gravidade e tratam esses assuntos como brincadeira. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (22 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Agressividade (Psicologia) em crianças | pt_BR |
dc.subject | Violencia escolar | pt_BR |
dc.subject | Assédio nas escolas | pt_BR |
dc.subject | Assédio virtual | pt_BR |
dc.title | A influência da escola no cyberbullying | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |