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dc.contributor.authorErn, Talita Deanept_BR
dc.contributor.otherMadruga, Fernanda Ponspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.date.accessioned2021-09-01T22:46:46Z
dc.date.available2021-09-01T22:46:46Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51881
dc.descriptionOrientadora : Fernanda Pons Madrugapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho é um estudo de caso que envolveu estudantes ingressantes no ensino técnico integrado ao nível médio no Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul no ano de 2015 que se autodeclararam preto, pardo e indígena. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa. Os procedimentos utilizados foram o levantamento bibliográfico sobre ações afirmativas na esfera educacional no contexto brasileiro, pesquisa documental e aplicação de questionário. A pesquisa foi executada durante o segundo semestre de 2015 e proporcionou identificar o perfil dos estudantes ingressantes através do Sistema de Ações Afirmativas e alguns fatores que contribuem para o ingresso, permanência e evasão destes. A política de assistência estudantil aparece como um conjunto de ações e serviços que potencializam a permanência do estudante, contudo, identificou-se que a evasão e a retenção são fenômenos que envolvem fatores multidimensionais, reforçando a necessidade de implementação de planos estratégicos, possibilitando o diagnóstico em relação às causas da evasão, bem como adoção de medidas administrativas e pedagógicas que contribuam para o seu enfrentamento.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (18 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectMinorias sociaispt_BR
dc.subjectCotas Raciaispt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectEvasão escolar no ensino de segundo graupt_BR
dc.subjectEnsino médio - Evasão escolarpt_BR
dc.titlePreto, pardo e indígena : o(a) estudante ingressante através do Sistema de Ações Afirmativas no ensino técnico integrado ao nível médio no Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul e os enfrentamentos para o ingresso, permanência e êxito escolarpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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