dc.contributor.author | Ern, Talita Deane | pt_BR |
dc.contributor.other | Madruga, Fernanda Pons | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-01T22:46:46Z | |
dc.date.available | 2021-09-01T22:46:46Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51881 | |
dc.description | Orientadora : Fernanda Pons Madruga | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho é um estudo de caso que envolveu estudantes ingressantes no ensino técnico integrado ao nível médio no Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul no ano de 2015 que se autodeclararam preto, pardo e indígena. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa. Os procedimentos utilizados foram o levantamento bibliográfico sobre ações afirmativas na esfera educacional no contexto brasileiro, pesquisa documental e aplicação de questionário. A pesquisa foi executada durante o segundo semestre de 2015 e proporcionou identificar o perfil dos estudantes ingressantes através do Sistema de Ações Afirmativas e alguns fatores que contribuem para o ingresso, permanência e evasão destes. A política de assistência estudantil aparece como um conjunto de ações e serviços que potencializam a permanência do estudante, contudo, identificou-se que a evasão e a retenção são fenômenos que envolvem fatores multidimensionais, reforçando a necessidade de implementação de planos estratégicos, possibilitando o diagnóstico em relação às causas da evasão, bem como adoção de medidas administrativas e pedagógicas que contribuam para o seu enfrentamento. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (18 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Minorias sociais | pt_BR |
dc.subject | Cotas Raciais | pt_BR |
dc.subject | Ações afirmativas | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar no ensino de segundo grau | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio - Evasão escolar | pt_BR |
dc.title | Preto, pardo e indígena : o(a) estudante ingressante através do Sistema de Ações Afirmativas no ensino técnico integrado ao nível médio no Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul e os enfrentamentos para o ingresso, permanência e êxito escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |