dc.contributor.author | Valle, Shaiani Aragão | pt_BR |
dc.contributor.other | Mélo, Tainá Ribas, 1982- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-29T23:38:01Z | |
dc.date.available | 2021-11-29T23:38:01Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51880 | |
dc.description | Orientadora: Tainá Ribas de Mélo | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente artigo tem por escopo problematizar a hegemonia da heteronormatividade como paradigma social, pela voz de transexuais. Pretende-se contextualizar sexualidade e conceituar transexualidade, traçando um comparativo com conceitos pré-estabelecidos teoricamente e os conceitos elaborados por indivíduos trans, assinalando as possíveis dificuldades enfrentadas por transexuais nos espaços sociais e educacionais, a partir de seus relatos. A presente pesquisa está estruturada metodologicamente nas teorias pós-críticas, utilizando-se da metodologia queer, ancorada em conceitos de autores como Michel Foucault e Judith Butler, com o intuito de compreender o conceito de gênero como marca reguladora de corpos e ações dos sujeitos. A análise dos dados assinala o alto grau de sofrimento de transexuais. Mostra também que a transexualidade é uma questão que requer políticas e ações afirmativas específicas. Assim, a instituição escola necessita com urgência analisar seu papel frente à problemática apresentada pelos dados desta pesquisa. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (15 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Transexualidade | pt_BR |
dc.subject | Homossexualidade e educação | pt_BR |
dc.subject | Orientação sexual | pt_BR |
dc.title | Transexualidade e as feridas da heteronormatividade | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |