Transexualidade e as feridas da heteronormatividade
Resumo
Resumo : O presente artigo tem por escopo problematizar a hegemonia da heteronormatividade como paradigma social, pela voz de transexuais. Pretende-se contextualizar sexualidade e conceituar transexualidade, traçando um comparativo com conceitos pré-estabelecidos teoricamente e os conceitos elaborados por indivíduos trans, assinalando as possíveis dificuldades enfrentadas por transexuais nos espaços sociais e educacionais, a partir de seus relatos. A presente pesquisa está estruturada metodologicamente nas teorias pós-críticas, utilizando-se da metodologia queer, ancorada em conceitos de autores como Michel Foucault e Judith Butler, com o intuito de compreender o conceito de gênero como marca reguladora de corpos e ações dos sujeitos. A análise dos dados assinala o alto grau de sofrimento de transexuais. Mostra também que a transexualidade é uma questão que requer políticas e ações afirmativas específicas. Assim, a instituição escola necessita com urgência analisar seu papel frente à problemática apresentada pelos dados desta pesquisa.