Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGonçalves, Magda Ciprianipt_BR
dc.contributor.otherSilva, Magda Tânia Martins dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-02T20:25:30Z
dc.date.available2021-08-02T20:25:30Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51868
dc.descriptionOrientadora: Magda Martinspt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Especialista em Gênero e Diversidadept_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta pesquisa foi realizada no município de Blumenau, em um centro de educação infantil, com amostragem de quatro professoras e trinta e seis crianças, dentre as quais se destacaram algumas situações e respostas que serão abordadas no decorrer do artigo. O objetivo central visa a discutir como as vivências pessoais dos profissionais da educação infantil interferem na rotina da prática pedagógica nos mais variados espaços onde atuam, influenciando na formação da identidade de gênero das crianças. Aparentemente as professoras não apresentam inquietação nas suas práticas profissionais, nas discussões em grupos, e nas paradas a fim de estudar os documentos oferecidos para enriquecer o conhecimento de mundo das crianças, assim como respeitá-las em sua diversidade, ampliando a educação familiar. Desta maneira, esses profissionais poderiam ampliar também a visão acerca da conduta "normalista" que grande parte dos professores estabelece ao conduzir separadamente meninas e meninos a brincar, comportar-se ou encaminhá-las para determinada atividade, atitude que reproduz maneiras sexistas, preconceitos estabelecidos na sociedade e uma visão distorcida e limitada da noção de gênero.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (15 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectSexo - Diferençaspt_BR
dc.subjectEngenharia socialpt_BR
dc.subjectPsicologia infantilpt_BR
dc.subjectEducaçao - Aspectos sociaispt_BR
dc.titleExperiências culturais docentes e educação infantil : influência sobre a identidade de gêneropt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples