Experiências culturais docentes e educação infantil : influência sobre a identidade de gênero
Resumo
Resumo : Esta pesquisa foi realizada no município de Blumenau, em um centro de educação infantil, com amostragem de quatro professoras e trinta e seis crianças, dentre as quais se destacaram algumas situações e respostas que serão abordadas no decorrer do artigo. O objetivo central visa a discutir como as vivências pessoais dos profissionais da educação infantil interferem na rotina da prática pedagógica nos mais variados espaços onde atuam, influenciando na formação da identidade de gênero das crianças. Aparentemente as professoras não apresentam inquietação nas suas práticas profissionais, nas discussões em grupos, e nas paradas a fim de estudar os documentos oferecidos para enriquecer o conhecimento de mundo das crianças, assim como respeitá-las em sua diversidade, ampliando a educação familiar. Desta maneira, esses profissionais poderiam ampliar também a visão acerca da conduta "normalista" que grande parte dos professores estabelece ao conduzir separadamente meninas e meninos a brincar, comportar-se ou encaminhá-las para determinada atividade, atitude que reproduz maneiras sexistas, preconceitos estabelecidos na sociedade e uma visão distorcida e limitada da noção de gênero.