dc.contributor.author | Werner, Amanda | pt_BR |
dc.contributor.other | Silva, Magda Tânia Martins da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-12T23:35:13Z | |
dc.date.available | 2021-11-12T23:35:13Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51838 | |
dc.description | Orientadora : Magda Tânia Martins da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A educação Infantil, primeira etapa da educação básica, é concebida como importante momento para a construção da subjetividade do ser. Essa construção vem acompanhada também pelo desenvolvimento sexual da criança. O presente artigo tem como objetivo explicitar como algumas das professoras da educação infantil podem discutir a sexualidade na faixa etária que compreende dos três a quatro anos em duas instituições de educação infantil no município BlumenauSC. A escolha de seis educadoras se deu levando-se em conta seu tempo de serviço e sua formação. Consideramos viável o emprego da pesquisa qualitativa, por meio de um questionário aberto, formulado com sete perguntas para coleta de dados. Entrelaçado a este momento, tivemos ainda, a oportunidade de uma conversa franca sobre a temática: as dificuldades, os conflitos e as possibilidades, vivenciadas nos Centros de Educação Infantil. Também houve a possibilidade da exposição de filmes e reportagens, enriquecendo o debate e incitando maiores reflexões, mesmo após o encerramento deste artigo. Nossa pesquisa está apoiada numa gama de autores que já discutem temáticas relativas à sexualidade e educação, entre eles, citamos: Bazílio e Kramer, Freire, Minayo, Nunes e Silva, também o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica, este último, como sendo o principal apoio para planejamentos das atividades dos CEIS de Blumenau, elaborado com a participação dos profissionais da educação de Cidade. Ao buscar entender como as professoras lidam com a sexualidade na educação infantil, verificamos que a insegurança, a escassez de formações sobre o tema e o próprio preconceito são os resultados que permeiam as dificuldades para conceber uma proposta de educação para a sexualidade das crianças de três a quatro anos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (16 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Crianças e sexo | pt_BR |
dc.subject | Homossexualidade e educação | pt_BR |
dc.subject | Orientação sexual | pt_BR |
dc.subject | Educação sexual para crianças | pt_BR |
dc.title | Professoras da rede pública da educação infantil de Blumenau e a sexualidade das crianças de três a quatro anos : dificuldades, desafios e possibilidades. | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |