dc.contributor.advisor | Hamermüller, Douglas Ortiz | pt_BR |
dc.contributor.author | Eskelsen, Fabrícia dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-03T16:31:40Z | |
dc.date.available | 2021-09-03T16:31:40Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51823 | |
dc.description | Orientador : Douglas Ortiz Hamermüller | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esta pesquisa está voltada para discussão sobre a inclusão do aluno surdo na escola regular, fundamentada na necessidade do resgate, integração, inclusão e formação destes indivíduos no meio social. Objetivando compreender o processo de inclusão dos surdos ao meio educacional. A metodologia utilizada contempla a pesquisa bibliográfica, onde os autores que mais contribuíram para este trabalho foram Quadros (2005), Goldfeld (2002) e Mantoan (2003). O estudo contempla aspectos relacionados às leis no campo da deficiência auditiva, a definição de surdez, o contexto da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e apresenta ações que visam qualificar a relação aluno surdo e professor. Como reflexões, apontamos que para que o aluno surdo possa ter uma formação completa, é necessário que a escola tenha um intérprete em sala de aula e que os professores tenham uma formação adequada em LIBRAS. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (16 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Surdez - Educação | pt_BR |
dc.subject | Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência auditiva - Educação | pt_BR |
dc.title | Libras e o aluno surdo : algumas considerações | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |