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dc.contributor.authorFaria, Daniely Luizept_BR
dc.contributor.otherMarafon, Daniellept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-18T22:55:01Z
dc.date.available2020-09-18T22:55:01Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51811
dc.descriptionOrientadora : Danielle Marafonpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação, Diversidade e Inclusãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo analisar a trajetória e história das instituições de atendimento à criança, também discutir e entender os avanços e os desafios das mesmas no Brasil e no Paraná, através da investigação do passado e a busca por melhorias no ensino e atendimento à criança, sobretudo no que diz respeito a ação pedagógica e por meio da práxis socialmente envolvidas nas capacitações dos professores, bem como adotar políticas e ações afim de potencializar promovendo constante revitalização nas instituições infantis. Tendo fortalecimento diante dos desafios para seu desenvolvimento recorremos a pesquisa bibliográfica e as leis, buscando como base o Método Histórico, considerando que por meio dele, é possível conhecer a origem das primeiras instituições de atendimento a crianças no Brasil e no Paraná, também verificando as diferentes mudanças no decorrer dos tempos, as quais passaram pelo assistencialismo, custódia e privação cultural até a função educativa. Os resultados apontam que através de desafios, houve progresso significativo da legislação, quando esta reconheceu as crianças como cidadãos, sujeito de direitos.pt_BR
dc.format.extent20 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação infantil - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectCrechespt_BR
dc.titleConcepções dos profissionais do ambulatório de saúde e dos apoios escolares frente à orientação sexual e a identidade de gênero dos alunos com deficiência mental/intelectual de uma escola da modalidade de educação especial de Curitiba-PRpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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