dc.contributor.author | Faria, Daniely Luize | pt_BR |
dc.contributor.other | Marafon, Danielle | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-09-18T22:55:01Z | |
dc.date.available | 2020-09-18T22:55:01Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51811 | |
dc.description | Orientadora : Danielle Marafon | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem por objetivo analisar a trajetória e história das instituições de atendimento à criança, também discutir e entender os avanços e os desafios das mesmas no Brasil e no Paraná, através da investigação do passado e a busca por melhorias no ensino e atendimento à criança, sobretudo no que diz respeito a ação pedagógica e por meio da práxis socialmente envolvidas nas capacitações dos professores, bem como adotar políticas e ações afim de potencializar promovendo constante revitalização nas instituições infantis. Tendo fortalecimento diante dos desafios para seu desenvolvimento recorremos a pesquisa bibliográfica e as leis, buscando como base o Método Histórico, considerando que por meio dele, é possível conhecer a origem das primeiras instituições de atendimento a crianças no Brasil e no Paraná, também verificando as diferentes mudanças no decorrer dos tempos, as quais passaram pelo assistencialismo, custódia e privação cultural até a função educativa. Os resultados apontam que através de desafios, houve progresso significativo da legislação, quando esta reconheceu as crianças como cidadãos, sujeito de direitos. | pt_BR |
dc.format.extent | 20 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Creches | pt_BR |
dc.title | Concepções dos profissionais do ambulatório de saúde e dos apoios escolares frente à orientação sexual e a identidade de gênero dos alunos com deficiência mental/intelectual de uma escola da modalidade de educação especial de Curitiba-PR | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |