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dc.contributor.advisorNeves, Christopher Smith Bignardi, 1989-pt_BR
dc.contributor.authorVieira, Carlos Antoniopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-28T16:26:52Z
dc.date.available2021-10-28T16:26:52Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51794
dc.descriptionOrientador: Christopher Smith Bignardi Nevespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Na atualidade, podemos ver discursos de várias ordens no que tange à construção de uma escola de qualidade, democrática e que possa antes de tudo construir o cidadão e cidadã do hoje e do amanhã. No entanto, para que essa escola possa cumprir esse papel social precisa antes de tudo fazer um forte investimento para que o respeito à questão de gênero no contexto escolar seja uma realidade. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa compreender (i) como alunos e alunas que cursam o quinto ano do Ensino Fundamental 1 se agrupam e são agrupados pelas professoras no dia a dia da escola; (ii) quais as impressões desses alunos acerca desses agrupamentos e (iii) quais são as impressões das professoras dessas turmas em relação aos critérios que utilizam para a organização do grupo com referência às questões de gênero. Para tanto, utilizamos como instrumentos de coleta de dados: fotografias, entrevistas e questionários. A metodologia de pesquisa desenvolvida neste trabalho é qualitativa e interpretativa tendo como base a observação participante. O trabalho foi realizado em uma escola de ensino fundamental da Prefeitura do Munícipio de São Paulo com 03 turmas do quinto ano do Ensino Fundamental 1. Essa escola está situada na Zona Sul da cidade de São Paulo e tem uma comunidade que apresenta condições sociais, econômicas e familiares satisfatórias, assim como o grau de escolaridade dos pais, o que pode contribuir para melhor aproveitamento e rendimento escolar. Os resultados obtidos apontam para o fato de que ainda estamos distantes de construir uma escola inclusiva que dê lugar para todas as vozes, e a palavra para todos os seus membros, meninos, meninas, brancos, negros, mulatos, índios, pobres, ricos, com qualquer orientação sexual.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (18 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectHomossexualidade e educaçãopt_BR
dc.subjectOrientação sexualpt_BR
dc.subjectCrianças e sexopt_BR
dc.subjectMinorias - Educaçãopt_BR
dc.titlePor uma escola democrática : em respeito à igualdade de gêneropt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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