• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gênero e diversidade na escola
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gênero e diversidade na escola
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Por uma escola democrática : em respeito à igualdade de gênero

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - CARLOS ANTONIO VIEIRA.pdf (491.4Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Vieira, Carlos Antonio
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Na atualidade, podemos ver discursos de várias ordens no que tange à construção de uma escola de qualidade, democrática e que possa antes de tudo construir o cidadão e cidadã do hoje e do amanhã. No entanto, para que essa escola possa cumprir esse papel social precisa antes de tudo fazer um forte investimento para que o respeito à questão de gênero no contexto escolar seja uma realidade. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa compreender (i) como alunos e alunas que cursam o quinto ano do Ensino Fundamental 1 se agrupam e são agrupados pelas professoras no dia a dia da escola; (ii) quais as impressões desses alunos acerca desses agrupamentos e (iii) quais são as impressões das professoras dessas turmas em relação aos critérios que utilizam para a organização do grupo com referência às questões de gênero. Para tanto, utilizamos como instrumentos de coleta de dados: fotografias, entrevistas e questionários. A metodologia de pesquisa desenvolvida neste trabalho é qualitativa e interpretativa tendo como base a observação participante. O trabalho foi realizado em uma escola de ensino fundamental da Prefeitura do Munícipio de São Paulo com 03 turmas do quinto ano do Ensino Fundamental 1. Essa escola está situada na Zona Sul da cidade de São Paulo e tem uma comunidade que apresenta condições sociais, econômicas e familiares satisfatórias, assim como o grau de escolaridade dos pais, o que pode contribuir para melhor aproveitamento e rendimento escolar. Os resultados obtidos apontam para o fato de que ainda estamos distantes de construir uma escola inclusiva que dê lugar para todas as vozes, e a palavra para todos os seus membros, meninos, meninas, brancos, negros, mulatos, índios, pobres, ricos, com qualquer orientação sexual.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51794
    Collections
    • Gênero e diversidade na escola [164]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV