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dc.contributor.authorMatei, Ana Paulapt_BR
dc.contributor.otherCeccato, Monica Weilerpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-01T16:09:48Z
dc.date.available2021-10-01T16:09:48Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51789
dc.descriptionOrientadora : Profª. Mônica Weiler Ceccatopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O objetivo principal deste estudo é compreender qual a concepção do papel social das mulheres para estudantes do Magistério de uma escola estadual de Blumenau/SC. Trata-se de um estudo exploratório realizado nos moldes de pesquisa-ação com uma turma de magistério formada por mulheres com idade entre dezessete e cinquenta e sete anos. As temáticas norteadoras foram o papel social da mulher e do homem, diferenças na educação e criação entre meninos e meninas, divisão das tarefas domésticas e igualdade de gênero. Ao debruçar-se sobre o tema percebe-se que as desigualdades de gênero foram socialmente construídas e fortalecidas com base, historicamente, na diferença de papeis sociais atribuídos aos homens e mulheres. Portanto, entender esse processo é resgatar os motivos das desigualdades que ainda ocorrem entre homens e mulheres em diversos âmbitos tais qual salarial, representação política, como também a representatividade de mulheres na ciência e nos diversos setores da sociedade. Constatou-se que a igualdade entre os gêneros não é uma realidade para essa turma, no que tange papel social e divisão de tarefas domésticas, que ainda em sua maioria, fica a encargo da mulher. Neste aspecto, o estudo de gênero como tema transversal deve ser mais fortalecido e desenvolvido nas escolas a fim de minimizar as diferenças sociais estabelecidas pelo sexo. Vale salientar que esta pesquisa foi realizada em uma localidade de cultura predominantemente germânica, com características tradicionais e conservadoras em alguns aspectos relacionados às tarefas domésticas.pt_BR
dc.format.extent[13] p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectMulheres - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectEducação femininapt_BR
dc.subjectPapéis sociaispt_BR
dc.subjectSexo - Diferençaspt_BR
dc.titleO papel social das mulheres para estudantes do ensino médio de uma escola estadual de Blumenau/SCpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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