• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gênero e diversidade na escola
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gênero e diversidade na escola
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O papel social das mulheres para estudantes do ensino médio de uma escola estadual de Blumenau/SC

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ANA PAULA MATEI.pdf (397.5Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Matei, Ana Paula
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O objetivo principal deste estudo é compreender qual a concepção do papel social das mulheres para estudantes do Magistério de uma escola estadual de Blumenau/SC. Trata-se de um estudo exploratório realizado nos moldes de pesquisa-ação com uma turma de magistério formada por mulheres com idade entre dezessete e cinquenta e sete anos. As temáticas norteadoras foram o papel social da mulher e do homem, diferenças na educação e criação entre meninos e meninas, divisão das tarefas domésticas e igualdade de gênero. Ao debruçar-se sobre o tema percebe-se que as desigualdades de gênero foram socialmente construídas e fortalecidas com base, historicamente, na diferença de papeis sociais atribuídos aos homens e mulheres. Portanto, entender esse processo é resgatar os motivos das desigualdades que ainda ocorrem entre homens e mulheres em diversos âmbitos tais qual salarial, representação política, como também a representatividade de mulheres na ciência e nos diversos setores da sociedade. Constatou-se que a igualdade entre os gêneros não é uma realidade para essa turma, no que tange papel social e divisão de tarefas domésticas, que ainda em sua maioria, fica a encargo da mulher. Neste aspecto, o estudo de gênero como tema transversal deve ser mais fortalecido e desenvolvido nas escolas a fim de minimizar as diferenças sociais estabelecidas pelo sexo. Vale salientar que esta pesquisa foi realizada em uma localidade de cultura predominantemente germânica, com características tradicionais e conservadoras em alguns aspectos relacionados às tarefas domésticas.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51789
    Collections
    • Gênero e diversidade na escola [164]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV