Preparação de médicos veterinários para a atuação no mercado farmacêutico veterinário da América Latina
Resumo
Resumo: O presente estudo procurou verificar a importância de um planejamento para o
treinamento de médicos veterinários para atuar no mercado latino-americano de produtos farmacêuticos veterinários, também chamado de mercado de saúde animal. Permite, através de comentários acerca da formação de blocos econômicos na América Latina, uma melhor compreensão das influências econômicas entre os diferentes países da América latina. Demonstra os cuidados que uma organização da área farmacêutica veterinária necessita ter ao buscar ingressar no mercado latino-americano. Aponta os principais tópicos que influenciam o executivo no processo de internacionalização de empresas deste ramo na América Latina e busca levantar as habilidades necessárias para executar esta função. Busca criar um paralelo entre as crises latino-americanas e possibilidades de serviços que agreguem valor aos produtos que a organização trabalhará, personalizando estes serviços. Compara, ainda, diferentes países quanto às características de seus mercados de saúde animal, atividades emergentes e hábitos de contato cliente-fornecedor. Conclui que é necessária uma formação eclética para esta atividade abordando aspectos técnicos, de marketing, comerciais, culturais, comunicação e de administração estratégica