Estratégias de roteirização de videoaulas como recurso de qualificação da equipe de produção de material didático para EAD
Resumo
Resumo: A crescente utilização do vídeo na educação a distância (EaD) requer, cada vez mais, o desenvolvimento de competências comunicacionais por parte dos profissionais envolvidos na produção de materiais didáticos. Nesse contexto, a produção de videoaulas necessita de estratégias de desenvolvimento de roteiros que facilitem a transposição didática e a formatação dos conteúdos. A utilização de um formato de roteiro adaptado, assim como a integração da equipe de produção audiovisual, são fatores que contribuem para o desenvolvimento de vídeos didáticos. A metodologia utilizada foi à pesquisa exploratória, com o objetivo de delimitar e compreender melhor o problema. A abordagem qualitativa proporcionou a descrição da roteirização de videoaulas para o ensino a distância, e também suas características por meio da pesquisa bibliográfica. Abstract: The increasing use of video in distance education (DE) requires increasingly, the development of communication skills for professionals involved in the production of teaching materials. In this context, the production of video classes requires development strategies of scripts which facilitate the didactic transposition and formatting of content. Using a format adapted screenplay, as well as the integration of audiovisual production team, are factors that contribute to the development of instructional videos. The methodology used was the exploratory research aiming to define and understand the problem better. The qualitative approach provided a description of routing video classes for distance learning, and also its features through literature.
Collections
- Educação à distância [213]