Balanço social : investir é preciso
Resumo
Resumo: O Balanço Social surgiu a partir da iniciativa de algumas empresas/entidades que ao desenvolverem ações de responsabilidade social, beneficiaram os mais diversos usuários na Europa, Estados Unidos e América latina. Estas, ao empreenderem tais ações, verificaram
resultados positivos não somente para sua clientela e comunidade mais próxima, mas também para a sociedade em geral e, principalmente para a própria empresa que constatou a reversão do bem propiciado na conquista de um diferencial positivo para sua imagem, passando a ser mais valorizada frente aos investidores. Desde então, passou-se a apresentar o resultado das ações praticadas pelas empresas, através de demonstrações que registram os efeitos sociais na contabffidade empresarial, caracterizando-se como Balanço Social. Não existe um modelo único e pré-determinado para a realização do Balanço Social, entretanto o presente trabalho apresenta alguns exemplos que poderão servir de base aos empresários que optarem por sua divulgação. É importante ressaltar, que deverão fazer parte de qualquer modelo construído, indicadores/índices/valores econômicos, sociais e ecológicos, que venham a complementar o atual sistema de informação contábil. O meio empresarial poderá lançar mão de várias alternativas para praticar a responsabilidade social, visando atender as necessidades da sociedade atual, principalmente no Brasil, tão carente de ações neste campo. Estas atividades, no entanto, não deverão ser concebidas apenas na esfera filantrópica e caritativa, mas voltadas para estratégias que busquem resultados de bem-estar para a sociedade em geral, mesmo que a longo prazo. Para assegurar maior credibilidade no trabalho desenvolvido é importante que as ações realizadas sejam constantemente analisadas e avaliadas, através de processo de auditoria contábil. Desta forma, poderá ser constatado se a execução do projeto corresponde ao planejado e se o mesmo está sendo traduzido nos relatórios contábeis de forma confiável. O Balanço social justifica-se uma vez que a sociedade precisa da empresa e esta precisa muito mais da sociedade, já que sem o seu aval nenhuma empresa permanece no mercado por muito tempo
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