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dc.contributor.advisorPadilha Junior, João Batistapt_BR
dc.contributor.authorGarcia, Murilo Fracarolipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão do Agronegóciopt_BR
dc.date.accessioned2019-03-22T20:09:06Z
dc.date.available2019-03-22T20:09:06Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51013
dc.descriptionOrientador: Professor Dr. João Batista Padilha Júnior.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão do Agronegócio.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractEste trabalho buscou analisar a comercialização do feijão carioca utilizando o pregão eletrônico aliado ao novo padrão nacional de classificação (PNF), um índice padronizado de avaliação da cor do grão através do emprego do colorímetro da Konica Minolta. Com o estabelecimento de critérios de classificação, evitam-se as divergências que dificultam a negociação no mercado. A oportunidade deste negócio surgiu de um ambiente extremamente complexo e "viciado" no que diz respeito à classificação do feijão carioca, pois, sua Cor é um fator determinante para formação do seu preço e era algo feito de forma totalmente subjetiva, onde, cada comprador ou vendedor tinha seu critério. Esta padronização possibilitou aos produtores transformar o feijão em commodity, o que permitiu a comercialização através do leilão privado da Bolsa Brasileira de Mercadorias. Esse projeto vem obtendo sucesso dentro da cadeia produtiva do Feijão Carioca porque deste o início levou em consideração todos os pontos negativos e positivos dentro do processo de comercialização, observando as necessidades e dificuldades dos produtores rurais, cerealistas, cooperativas, beneficiadores, indústrias de alimento e consumidor final. Reuniões, amostras, experimentos e parcerias foram constantes dentro do desenvolvimento deste processo até chegar ao primeiro leilão de feijão carioca dentro da Bolsa Brasileira de Mercadorias que foi um grande sucesso e um passo importante para organizar a cadeia produtiva.pt_BR
dc.format.extent66 f : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectAgronegóciopt_BR
dc.subjectBolsa de mercadorias - Brasilpt_BR
dc.subjectComercializaçãopt_BR
dc.titleAnálise da comercialização do feijão carioca utilizando o pregão eletrônico aliado ao novo Padrão Nacional de Classificação através do emprego do colorímetro da Konica Minoltapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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