Análise da comercialização do feijão carioca utilizando o pregão eletrônico aliado ao novo Padrão Nacional de Classificação através do emprego do colorímetro da Konica Minolta
Resumo
Este trabalho buscou analisar a comercialização do feijão carioca utilizando o pregão eletrônico aliado ao novo padrão nacional de classificação (PNF), um índice padronizado de avaliação da cor do grão através do emprego do colorímetro da Konica Minolta. Com o estabelecimento de critérios de classificação, evitam-se as divergências que dificultam a negociação no mercado. A oportunidade deste negócio surgiu de um ambiente extremamente complexo e "viciado" no que diz respeito à classificação do feijão carioca, pois, sua Cor é um fator determinante para formação do seu preço e era algo feito de forma totalmente subjetiva, onde, cada comprador ou vendedor tinha seu critério. Esta padronização possibilitou aos produtores transformar o feijão em commodity, o que permitiu a comercialização através do leilão privado da Bolsa Brasileira de Mercadorias. Esse projeto vem obtendo sucesso dentro da cadeia produtiva do Feijão Carioca porque deste o início levou em consideração todos os pontos negativos e positivos dentro do processo de comercialização, observando as necessidades e dificuldades dos produtores rurais, cerealistas, cooperativas, beneficiadores, indústrias de alimento e consumidor final. Reuniões, amostras, experimentos e parcerias foram constantes dentro do desenvolvimento deste processo até chegar ao primeiro leilão de feijão carioca dentro da Bolsa Brasileira de Mercadorias que foi um grande sucesso e um passo importante para organizar a cadeia produtiva.