• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • Gestão de negócios
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • Gestão de negócios
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Diagnóstico de micro-empresas e empresas de pequeno porte

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Georgs Rozenfelds.pdf (3.666Mb)
    Data
    2003
    Autor
    Rozenfelds, Georgs
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho tem por finalidade principal expor algumas técnicas utilizadas para se obter aquilo que é de extrema importância para se analisar, em um determinado momento, a situação global de qualquer empresa/organização: o Diagnóstico. Através da efetivação de um Diagnóstico bem elaborado identificam-se os pontos fortes e fracos de uma empresa, proporcionando aos empresários uma "fotografia" de sua organização, uma espécie de "flash" , onde podem ser identificadas as ações corretivas a serem tornadas e o incremento daquelas atividades que estão gerando bons resultados para a organização. A idéia básica foi a de correlacionar a idéia de Diagnóstico com o similar na área de Medicina, onde o paciente é submetido à uma bateria de exames para se constatar a existência ou não de eventuais doenças. No caso, o paciente é a empresa/organização. Através de uma série de procedimentos sugeridos (exames), toda a empresa é submetida a exames detalhados, para se descobrir suas "doenças": procedimentos incorretos, pontos de estrangulamento, finanças em desordem, falta de capital de giro, atenção insuficiente aos colaboradores e assim por diante, colocando-se diante do empresário um relatório onde são apontados os problemas e dificuldades e sugeridas as alterações necessárias. Em muitos casos, para a própria sobrevivência e continuidade da organização. A monografia está estruturada em sete capítulos, mais Introdução e Conclusão, incluindo-se também apêndices, em número de sete, que expõem alguns trabalhos atuais de diversos profissionais, devidamente identificados, cujos temas tem tudo a ver com este trabalho. O primeiro capitulo trata da caracterização de micro empresa e empresa de pequeno porte. bem como das dificuldades enfrentadas pelos empresários que estão à testa destas organizações. No capítulo seguinte, aborda-se a questão da liderança, bem como, algumas noções de estratégia empresarial. No terceiro, aborda-se temas relacionados à comercialização de produtos e serviços, ou seja, numa visão mais global, questiona-se o uso de técnicas de marketing. No quarto, elabora-se uma série de questionamentos voltados à produção de bens e serviços, analisando-se aspectos de qualidade, produtividade e gestão de custos. No quinto, são questionadas as finanças da empresa, em assuntos tais como fluxo de caixa, capital de giro, rentabilidade e lucratividades e outros. No sexto, o enfoque volta-se para um diagnóstico da gestão de pessoas, onde são abordados assuntos tais como capital intelectual, motivação, valorização, interrelacionamento e assim por diante. No sétimo e último, fornece-se uma metodologia para que o empresário, de "per si", possa proceder a um diagnóstico rápido de sua empresa, abordando os três aspectos fundamentais: informação, gestão e crescimento. O autor não teve a pretensão, em nenhum momento, de esgotar o assunto ou apresentar um "manual" de diagnóstico. Muito há que se pesquisar sobre a questão Diagnóstico, um campo aberto para as atividades de professores, alunos, consultores e demais profissionais que, no seu dia a dia, lidam com as ciências da administração, economia, contabilidade e afins. Tem, também, como objetivo principal, colocar nas mãos dos empresários que estão à frente de micro - empresas e empresas de pequeno porte, um roteiro para que possam elaborar o Diagnóstico, com o seu toque pessoal
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/50430
    Collections
    • Gestão de negócios [533]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV