Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKorelo, José Carlos, 1978-pt_BR
dc.contributor.authorLima, Paula Bianchi Ponce Leon dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarialpt_BR
dc.date.accessioned2021-11-16T13:36:46Z
dc.date.available2021-11-16T13:36:46Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50108
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. José Carlos Korelopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Marketing Empresarialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O rápido e exponencial crescimento das novas tecnologias de comunicação e da Internet, somados ao esgotamento das formas tradicionais de se produzir e consumir, criaram o cenário para o consumo colaborativo se expandir. Pautado em valores como a participação ativa, a sustentabilidade e a coletividade, essa nova modalidade de consumo representa tanto uma oportunidade como um desafio para o marketing. Com o objetivo de compreender o perfil e as motivações dos usuários que utilizam serviços que se encaixam na categoria definida por Botsmam e Rogers (2011) como "Estilo de Vida Colaborativo", este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa quantitativa, de caráter descritivo, viabilizada com a aplicação de um questionário para levantamento (survey), enviado por e-mail para possíveis respondentes em potencial, compondo uma amostra por conveniência, tendo como limitantes o tempo para aplicação da pesquisa, bem como a falta de um mailing especifico desse nicho de consumidores. Com base nas 100 respostas de usuários de produtos e serviços de consumo colaborativo, a pesquisa mostra que o usuário tem um perfil inovador e moderno, sendo motivado por fatores individuais, como a economia e a vontade de impulsionar soluções alternativas, assim como coletivos, como o compromisso com a comunidade e com o desenvolvimento sustentável.pt_BR
dc.format.extent25 p. : il. color., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEstilo de vidapt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.titleEstilo de vida colaborativo : perfil e motivação dos usuáriospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples