Educação Corporativa e Universidade Corporativa : mapeamento dos artigos científicos publicados no Brasil no período de 2000 a 2012
Resumo
Resumo: No atual cenário de competitividade, as empresas investem, cada vez mais, no desenvolvimento de seus empregados, aperfeiçoando as competências individuais e coletivas, rumo aos objetivos estratégicos organizacionais. Estudos mostram que a chamada "Educação Corporativa" vem ganhando relevância e amplitude, ao ponto que diversas organizações de sucesso adotaram em suas estruturas a "Universidade Corporativa – UC". Neste contexto, este artigo tem como objetivo realizar o mapeamento de produções acadêmicas acerca do tema "Universidade Corporativa". Pesquisam-se os artigos procedentes dos Encontros Anuais da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (EnANPADs), e de publicações especializadas em administração (RAE, RAP e RAUSP, dentre outras). Faz-se um estudo bibliométrico com um total de 25 estudos, publicados no Brasil no período de 2000 a 2012. A análise bibliométrica pauta-se base em 10 categorias distintas, desde a quantidade de artigos por ano de publicação, até aspectos metodológicos e aportes teóricos que embasam os estudos. Os resultados apontam os elementos mais comumente abordados nas produções acerca desta temática, mapeando o campo para estudos futuros.