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dc.contributor.advisorMarchetti, Renato Zancan, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Estratégia e Gestão Empresarialpt_BR
dc.creatorLeoncini, Luciana Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2024-04-18T13:40:07Z
dc.date.available2024-04-18T13:40:07Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/49456
dc.descriptionOrientador: Renato Marchettipt_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Estratégia e Gestão Empresarial.pt_BR
dc.descriptionInclui referências.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho visa analisar, ressaltando os aspectos de Marketing, a importância do Setor de Serviços para a economia mundial, suas particularidades bem como suas diferenças em relação a Setor Industrial. O setor de serviços já detém a maior participação no PIB dos países desenvolvidos e em muitos dos países em desenvolvimento. Além disso, é o setor que atualmente, mais emprega mão-de-obra. Os serviços hoje no Brasil representam mais de 55% da economia brasileira, ou seja, mais da metade da produção e dos empregos brasileiros provém de serviços. As dimensões crescentes e a importância cada vez maior dos elementos de serviços nos negócios e na economia, bem como o surgimento de grande quantidade de novos tipos de serviços constitui uma mudança estrutural da economia mundial. Na conjuntura atual, não é simples para uma empresa produzir soluções técnicas mais proficientes em forma de serviços ou bens que as de seus concorrentes. O que faz a diferença hoje são os serviços complementares, oferecidos de maneira competitiva aos clientes, haja vista que suas expectativas são crescentes devido ao maior acesso à informação e ao maior esclarecimento e intimidade em relação à qualidade, o que leva a uma exigência por melhores serviços. Em função disso as organizações atualmente estão vivenciando um período de intensa competição e dinamismo. As constantes mudanças, tanto em ambiente interno quanto externo, exigem que as organizações estejam aptas a enfrentar os crescentes desafios e para isso necessitam desenvolver um diferencial para sobreviver e competir. Frente a esse panorama, os empresários precisam conhecer os seus processo de prestação de serviços, identificando quais são as necessidades de seus clientes e criando um mecanismo de realimentação de seus processos, de forma a possibilitar que estas necessidades sejam atendidas permanentemente.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSetor terciariopt_BR
dc.titleSetor de serviços : marketing, gestão e qualidadept_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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