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dc.contributor.advisorDidonet, Simone Regina, 1974-pt_BR
dc.contributor.authorFrança, Amanda Karvatpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarialpt_BR
dc.date.accessioned2018-02-07T12:32:46Z
dc.date.available2018-02-07T12:32:46Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/46627
dc.descriptionOrientadora : Simone Didonetpt_BR
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Marketing Empresarialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A franquia é uma boa oportunidade para empreender com baixo risco, pois ela traz produtos e serviços já testados e implantados no mercado. Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão teórica sobre o mercado de franquias no Brasil, especialmente sobre franquias no setor de cosméticos e está dividido da seguinte forma: apresentar os principais aspectos sobre franquias, levando em conta o histórico, como funciona e as principais taxas, relação franqueado e franqueador e ao final são apresentadas as principais franquias no setor de cosméticos. A história da franquia inicia por volta de 1850, nos Estados Unidos. O sistema de franquias alcançou seu apogeu, nos Estados Unidos, após a 2.ª Guerra Mundial. No Brasil a primeira rede franquias foi a da escola de idiomas Yázigi, na década de 1950. Mas só na década de 1980 é que o sistema de franquias explodiu no Brasil, com a criação da Associação Brasileira de Franchising – ABF, em julho de 1987. Franquia ou franchising, segundo o site da Associação Brasileira de Franchising – ABF1, é "uma estratégia para a distribuição e comercialização de produtos e serviços". Apesar das franquias no Brasil terem iniciado na década de 1950, somente em 1994 elas passam a ser regidas por uma legislação própria, a Lei n.º 8.955, de 15 de dezembro de 1994. O segmento em que o ramo de cosméticos está inserido é de esporte, saúde, beleza e lazer, que foi o que mais cresceu em 2013. Uma franquia precisa de um franqueador e um franqueado, e é preciso o pagamento de algumas taxas, a primeira taxa é a de franquia, também chamada de taxa de adesão, essa taxa é paga uma única vez, porém outras taxas são pagas periodicamente, como: royalties, taxa de publicidade e fundo cooperado de publicidade e propaganda. As taxas são pagas para que o franqueador dê suporte ao franqueado. No setor de cosméticos, as principais franquias são: Água de Cheiro, O Boticário, L’ácqua di Fiori e Contém 1g.pt_BR
dc.format.extent[12] p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectFranquias (Comercio varejista)pt_BR
dc.subjectCosmeticos - Lojaspt_BR
dc.titleUm estudo sobre franquias no setor de cosméticos no Brasilpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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