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    Um estudo sobre franquias no setor de cosméticos no Brasil

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    R - E - AMANDA KARVAT FRANCA.pdf (222.0Kb)
    Data
    2014
    Autor
    França, Amanda Karvat
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : A franquia é uma boa oportunidade para empreender com baixo risco, pois ela traz produtos e serviços já testados e implantados no mercado. Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão teórica sobre o mercado de franquias no Brasil, especialmente sobre franquias no setor de cosméticos e está dividido da seguinte forma: apresentar os principais aspectos sobre franquias, levando em conta o histórico, como funciona e as principais taxas, relação franqueado e franqueador e ao final são apresentadas as principais franquias no setor de cosméticos. A história da franquia inicia por volta de 1850, nos Estados Unidos. O sistema de franquias alcançou seu apogeu, nos Estados Unidos, após a 2.ª Guerra Mundial. No Brasil a primeira rede franquias foi a da escola de idiomas Yázigi, na década de 1950. Mas só na década de 1980 é que o sistema de franquias explodiu no Brasil, com a criação da Associação Brasileira de Franchising – ABF, em julho de 1987. Franquia ou franchising, segundo o site da Associação Brasileira de Franchising – ABF1, é "uma estratégia para a distribuição e comercialização de produtos e serviços". Apesar das franquias no Brasil terem iniciado na década de 1950, somente em 1994 elas passam a ser regidas por uma legislação própria, a Lei n.º 8.955, de 15 de dezembro de 1994. O segmento em que o ramo de cosméticos está inserido é de esporte, saúde, beleza e lazer, que foi o que mais cresceu em 2013. Uma franquia precisa de um franqueador e um franqueado, e é preciso o pagamento de algumas taxas, a primeira taxa é a de franquia, também chamada de taxa de adesão, essa taxa é paga uma única vez, porém outras taxas são pagas periodicamente, como: royalties, taxa de publicidade e fundo cooperado de publicidade e propaganda. As taxas são pagas para que o franqueador dê suporte ao franqueado. No setor de cosméticos, as principais franquias são: Água de Cheiro, O Boticário, L’ácqua di Fiori e Contém 1g.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/46627
    Collections
    • Marketing empresarial [490]

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